sábado, 26 de novembro de 2011

O Exorcista (1973)

Certos filmes devem ser tratados com cautela, ainda mais quando os mesmos se passam na década de 70, que nada ainda havia sido feito sobre o assunto que aqui será abordado e o ritmo era totalmente divergente do atual.

Em 1973 nascia um clássico do gênero terror, e não estou falando de slasher filmes ou qualquer merda não, estou falando de um terror original no qual se exigia trabalho duro, dedicação e mais trabalho duro. O assunto "exorcismo" hoje é tão explorado na cultura pop que e acabou perdendo o toque especial, tal qual é encontrado em O Exorcista.

 Gostaria aqui de mencionar brevemente, o que muitos já devem saber, que são os incidentes que ocorreram durante e após as gravações do filme, como por exemplo o ator Jack MacGowran morrer uma semana após acabar as suas cenas, sendo que seu personagem também bate as botas no filme, muito estranho não?  Fora as lesões na atriz que interpreta a mãe da pobre capetinha garotinha, entre outras coisas.

Bom, muitas pessoas ao rever O Exorcista reclamam de seu ritmo desacelerado, com um plano de fundo muito extenso, e acabei me surpreendendo por não achar em momento algum que as cenas mostradas na tela estavam de alguma maneira acabando com o timing do filme, muito pelo contrário, cada frame do todo foi necessário para que no terceiro ato, possamos entender a situação de cada personagem .


Talvez posso estar exagerando, mas não lembro de ter visto uma sequência cinematográfica do gênero terror tão bem feita, ainda mais sem o uso do CGI (para os leigos Computer-generated imagery ).

Apesar do tempo que passou, essa obra não ficou datada. Agora, o artifício usado para os sustos pode ser muito diferente do atual, pois aqui o grotesco prevalece. Eu diria que o diferencial de O Exorcista é o ato de encarar aquilo que todos querem estar bem longe. 

2 comentários:

  1. Post indicado para os melhores da semana. http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/11/links-da-semana-21-27-de-novembro.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...