domingo, 18 de dezembro de 2011

Jogos Mortais: Compro Ideias

 Se reparamos bem ao vermos um filme, podemos perceber que certas cenas são muito familiares, porém existe uma linha tênue entre semelhança e cópia descarada. Esses dias estava revendo a franquia Jogos Mortais e tive uma leve sensação de Dejavu, e pela minha surpresa descobri o porque.

No filme A Mansão do Terror de 1961, existe a cena em que um homem é deitado em uma espécie de mesa, e logo em cima fica um pêndulo afiado que vai descendo na direção do indivíduo, agora que vem a coincidência absurda, no filme Jogos Mortais 5 possui uma cena de mutilação exatamente idêntica na qual um homem está em repouso numa mesa e o pêndulo indo de encontro com sua barriga, será?

Agora essa é classica, em Jogor Mortais I o cara corta seu pé, o qual está preso à uma corrente, para salvar sua pele.

Para você que pensou que Jigsaw era um gênio, Mel Gibson estava um passo à frente, uma vez que em Mad Max, algema um bandido em um carro e diz:  "A corrente dessas algemas é de aço temperado. Levaria uns dez minutos para serrá-la. Com sorte, consegue serrar o tornozelo em cinco minutos." e então vai embora. 


A originalidade é algo raro hoje em dia, mas afinal, o que podemos fazer?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mad Max (1979)

Tudo se passa em um futuro adjacente onde a regra da selva prevalece e as gangues cometem crimes inescrupulosos pelas ruas, ou melhor, pelo asfalto. Max e seus colegas de trabalhuum tentam acabar com a desordem através de sua autoridade "policialística". Um belo dia, Max provoca não intencionalmente a morte de um membro de uma gangue, desencadeando uma série de ataques contra sua família e amigos. O que deixa ele "louco" por vingança.

A realização desse filme é impressionante pois tudo estava desfavorável, desde o orçamento até a época, tornando o resultado final algo laudável.

Para quem gosta do clima árido como no bom e velho Western, Mad Max em sua maioria se passa no deserto Australiano, causando a impressão de que são tempos desoladores e claro caóticos, ou seja, é uma sociedade sem ninguém que se importe no poder. Um pouco disso se reflete nos dias atuais (momento sarcasmo).

Os leigos que assistirem Mad Max pela primeira vez hoje em dia vão achar que não passa de uma mistura de Velozes & Furiosos com O troco, mas "por imprível que careça" esse filme não datou ao meu ver e ainda quando assisto me empolgo com as perseguições em high speed.

Caso ao acabar de ver o filme você sentir um vazio é porque ainda não acabou de verdade, Mad Max é somente o caçula de 3 irmãos. Assistam a trilogia completa, só não posso garantir que os outros dois filmes são melhores.

Obs: Não citei Mel Gibson pois achei meio óbvio.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Mosca (1986)

Este filme pode ser um tanto forte para pessoas com o estômago fraco, mas se você não é dessa turma, prepare se para um terror psicológico que deixou muitas pessoas "on the edge".

Meus dentes começaram a cair. O armário de remédios é agora o Museu Brundle de História Natural. Você quer ver o que está nele?

Essa frase acima demonstra muito o espírito do filme, David Cronenberg passa um ar de angústia durante toda a película, ou seja, todas as cenas do primeiro e do segundo ato precedem algo que o espectador anseia muito, mesmo sem saber ao certo o que é.

Ah, a sinopse, la mosca conta a história do cientista Seth Brundle que cria uma máquina de teletransporte, mas algo dá errado durante um teste e mutações começam a acontecer com Brundle, prontamente mudando totalmente o rumo da história.

Consegui pegar uma metáfora, talvez esteja certo ou não, mas é de que as pessoas possuem uma necessidade de se esconder atrás de máscaras (figurativamente) para poderem se aceitar na sociedade, tanto que o cientista fala em determinado momento: "A maioria das pessoas daria qualquer coisa para ser transformado em outra coisa", ou seja, todos almejam se tornar outro alguém pelo simples fato de não gostarem de si mesmo, nossa, viajei aqui.


Muito bom, recomendo logicamente (até mesmo porque não recomendo porcarias), e acho que em A Mosca é o melhor trabalho da carreira de Cronenberg pois mostra toda sua essência, por mais que a mesma seja grotesca!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...